Como a arte moldou o mundo

Há cerca de cinco anos, estive assistindo na TV Escola uma série sensacional de documentários: How art made the world. Hoje, me surpreendi ao encontrar a série no Youtube, na íntegra e com legendas. Como não poderia deixar de compartilhar, deixo a dica.

A série é produzida pela BBC, emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido. É apresentada em cinco episódios, nos quais são mostrados os reflexos da arte na formação histórica do ser humano. O historiador Nigel Spivery, da Universidade de Cambridge, leva os espectadores a uma viagem investigativa, na tentativa de compreender a capacidade do homem em se comunicar por meio de símbolos.

Episódio 1: More Human Than Human (disponível acima)
Existe uma imagem que domina o mundo contemporâneo como nenhuma outra: o corpo humano. “Como a Arte Fez o Mundo” viaja desde o mundo moderno da publicidade aos templos da Grécia clássica e túmulos do antigo Egito para desvendar o mistério por trás do motivo de os humanos se rodearem de imagens do corpo que são tão irreais.

Episódio 2: The Day Pictures Were Born
A descoberta de pinturas pré-históricas em cavernas no último século revelou que os humanos têm feito arte há pelo menos 30 mil anos. Esse episódio revela de que forma as primeiras imagens foram criadas e como podem ter desencadeado a maior mudança na história da humanidade. Disponível aqui.

Episódio 3: The Art of Persuasion
Os artifícios visuais usados por Tony Blair e George Bush que os ajudaram a serem eleitos e a manterem-se no poder, provêm não dos tempos modernos, mas de um mundo com milhares de anos de idade. “Como a Arte Fez o Mundo” recua no tempo até à criação de Stonehenge e ao reino de Alexandre, o Grande, para mostrar como as imagens se tornaram uma arma indispensável no arsenal de todos os líderes políticos. Disponível aqui.

Episódio 4: Once Upon a Time
Todos os anos, mais de 7 bilhões de espectadores em todo o mundo assistem aos últimos lançamentos do cinema. Este episódio revela como o mais poderoso meio de contar histórias já inventado explora técnicas visuais utilizadas por artistas do mundo antigo. Disponível aqui.

Episódio 5: To Death and Back
Em pleno século XXI, as pessoas vêem menos corpos mortos verdadeiros do que em qualquer outro período da História. Contudo, no mundo moderno, parecemos quase obcecados por imagens da morte. Numa investigação que engloba a antiga cidade de Jericó, a América Azteca e a Itália clássica, “Como a Arte Fez o Mundo” descobre o que levou os seres humanos a rodearem-se de imagens de morte ao longo de milhares de anos. Disponível aqui.

Faça bom proveito. 🙂

Anúncios

2 pensamentos sobre “Como a arte moldou o mundo

  1. norma7 dezembro 26, 2012 às 8:22 pm Reply

    Farei (c/ctz)!
    Grata
    Bjo Nac♥

  2. Felipe dezembro 27, 2012 às 7:26 pm Reply

    Essa série de documentários é sensacional.
    Um ponto interessante é o quanto eles interligam bem pontos da neurociência com antropologia, arte e outros assuntos classicamente considerados exclusivos das ciências humanas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: