Ciência para crianças, é possível?

beakmanshowImagem: Beakman show

Sempre imaginei como ensinaria ciência, caso tivesse filhos. Aí começaram a surgir as crianças na família: primos, sobrinha, afilhados, e a minha dúvida se dissipou: é possível, sim, ensinar ciência para crianças.

No intuito de auxiliar os que buscam métodos e ferramentas para este ensino, decidi fazer esse post. Você confere aqui algumas dicas, e deve lembrar que crianças são cientistas naturais. Estimule a curiosidade.

NA TELINHA:

  • Kika e a série “De onde vem?”exemplo aqui
    É comum nos depararmos com os pequenos perguntando coisas como “De onde vem o arco-íris?”, “De onde vem o papel?”, “De onde eu vim?”. Esta série explica de forma simples as respostas. Você pode encontrar diversos vídeos no Youtube, ou na grade de programação da TV Escola.
  • O mundo de Beakmanexemplo aqui
    No programa original de Beakman, eram lidas cartas de tele-espectadores reais, dos EUA, porém com a tradução para português e exibição no Brasil foi utilizado nomes fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos. Ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como Albert Einstein, Isaac Newton, Bernoulli, Alexander Graham Bell, Charles Darwin e Benjamin Franklin.
  • Castelo Rá Tim Bumexemplo aqui
    Programa infantil de televisão brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura, TV Brasil e pela TV Rá-Tim-Bum. Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica, o programa estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997.
  • Moko: o jovem exploradorexemplo aqui
    Animação para crianças que mostra histórias vividas por um menino africano com explicações básicas sobre os fenômenos naturais. O episódio de demonstração está em espanhol, mas você encontra em português na grade da TV Escola.
  • O sistema solar para criançasexemplo aqui
    O sistema solar explicado de forma simples e didática. Este vídeo foi produzido de forma avulsa, não faz parte de série.
  • Sid, o cientistaexemplo aqui
    O curioso Sid inicia cada episódio com uma pergunta – e a responde com demonstrações junto a seus amigos. Episódios totalmente pedagógicos e informativos.
  • Pequenos cientistasexemplo aqui
    Os pequenos cientistas investigam as respostas para as perguntas sobre a natureza. Feito pela TV Cultura.
  • Ciência hoje das crianças aqui
    O canal do CH no Youtube disponibiliza diversas experiências e curiosidades para o público infantil.
  • De volta para o futuroexemplo aqui
    Além de divertido, sempre ensina uma experiência no final.
  • Donald no país da matemágicaexemplo aqui
    Embora seja pouco conhecido no Brasil, este episódio é sensacional. Donald encontra o país da matemágica, onde aprende sobre formas, obras de arte, música e atualidades, tudo sob conceitos matemáticos.

NA WEB:

  • Ciência Hoje das crianças –  o site reúne pequenos artigos, vídeos e jogos sobre os mais variados tema: de matemática à história.
  • Pulga na Idéia –Site interessante com notícias para crianças. Pena que está desatualizado.
  • Brincando com Ciência Iniciativa do Observatório Nacional, bem completo e divertido. Possui uma série de jogos e desafios sobre assuntos ligados à Astronomia, como a Terra, planetas, cometas, galáxias e etc.
  • Ciência para Crianças – A parte de curiosidades é bem interessante. Hospedado no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. também desatualizado.
  • Science News for kidsSe lê fluentemente em inglês, esta é uma ótima pedida.
  • Biokids Espaço criado especialmente para as crianças aprenderem Ciências de uma maneira descontraída, por meio de jogos e ilustrações.
Anúncios

4 pensamentos sobre “Ciência para crianças, é possível?

  1. Patrícia dezembro 27, 2012 às 9:51 am Reply

    Na década de 90 tb tinha uma animação que passava em um canal fechado (acho que era na Warner mas não tenho ctza) chamada “Histeria!”. Os personagens eram Nero, Cleopátra, enfim, cada episódio era uma aula de história contada de um jeito muito divertido.

  2. norma7Norma7 dezembro 27, 2012 às 12:09 pm Reply

    Belo trabalho. (Well done!).
    Ficou um Post excelente. Grata.
    Boa Sorte, Norma

  3. Marcus Saraiva dezembro 27, 2012 às 12:32 pm Reply

    Na década de 90 tinha o desenho de volta para o futuro, no final sempre ensinavam como fazer uma experiência: http://youtu.be/OZLWfVdxmxc?t=19m40s

  4. […] Muitos são os sites que se prestam ao apoio no ensino de ciências e como tal, acessá-los para uso diário em busca de ideias e de recursos é tarefa que auxilia o planejamento dos pais, dos professores, da família. Porém, as recomendações aqui representam apenas algumas no universo quase infinito da internet. Alguns dos textos que descrevem os sites são retirados das apresentações das próprias páginas. Vale lembrar que já fiz um post aqui sobre o ensino de ciência para crianças. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: