Links interessantes para o ensino de ciências

250px-Different_Slant_on_Orion_(495636660)Imagem: Nebulosa de Orion

Muitos são os sites que se prestam ao apoio no ensino de ciências e como tal, acessá-los para uso diário em busca de ideias e de recursos é tarefa que auxilia o planejamento dos pais, dos professores, da família. Porém, as recomendações aqui representam apenas algumas no universo quase infinito da internet. Alguns dos textos que descrevem os sites são retirados das apresentações das próprias páginas. Vale lembrar que já fiz um post aqui sobre o ensino de ciência para crianças.

Banco Internacional de Objetos Educacionais – Este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções.

Nesse momento o Banco possui 12.139 objetos publicados, 3.072 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 1.893.343 visitas de 164 países.

TV Escola – A TV Escola é o canal da educação. É a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender. A TV Escola não é um canal de divulgação de políticas públicas da educação. Ela é uma política pública em si, com o objetivo de subsidiar a escola e não substituí-la. E em hipótese alguma, substitui também o professor. A TV Escola não vai “dar aula”, ela é uma ferramenta pedagógica disponível ao professor: seja para complementar sua própria formação, seja para ser utilizada em suas práticas de ensino. Para todos que não são professores, a TV Escola é um canal para quem se interessa e se preocupa com a  educação ou simplesmente quer aprender.

Discovery na Escola – O Discovery Channel na Escola é um projeto que participa das aulas através do sinal da TV por Assinatura, que poderá ser transmitido diretamente à escolas por cabo ou por antena parabólica, e faz parte da programação do Discovery Channel.

Instituto Ciência Hoje – O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É responsável por projetos de divulgação científica, por meio de uma série de publicações: o ICH publica a revista Ciência Hoje desde 1982, a Ciência Hoje das Crianças desde 1986 e os livros da série Ciência Hoje na Escola desde 1996. Desde 1997, o Instituto mantém também um portal de divulgação científica na internet: a Ciência Hoje On-line.

Revista Nova Escola – Site da revista Nova Escola de divulgação pedagógica da Editora Abril.

National Geographic Channel – Site do canal por assinatura, National Geograpic, rico em vídeos e imagens da natureza, da ciência e do mundo. Site importante para pesquisa de imagem e documentários.

BBC Brasil – Ciência e Saúde – Seção de Ciência e Saúde do Site da BBC Brasil. Boa fonte de notícias científicas para a produção de podcast e busca de vídeos com inovações do mundo da ciência e da tecnologia.

Domínio Público – O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Wiki Aves – Site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de fotos, sons, textos, identificação de espécies, comunicação entre observadores, entre outras.

Vídeos para o Ensino da Física e da Química – Blog português que apresenta uma grande quantidade de vídeos educativos recolhidos sobre temas de física, química de modo a promover a alfabetização científica.

Issuu – Tenha a disposição um mundo de publicações de pessoas e editores. Revistas, livros, trabalhos acadêmicos, artigos, enfim, um grande acervo colaborativo em todas as áreas do conhecimento.

Filmes para ciências – Lá poderá encontrar filmes com temáticas nas ciências. Em decorrência da vastidão de filmes que podem ser aplicados para o ensino de ciências, esse site estará em constante atualização. Assim, na seção “Comentários” o visitante pode contribuir com sua sugestão de filmes para que possamos adicionar ao site.

PontoCiência – O site mistura experiências, projetos e informações educativas. É fácil de acessar, e conta com uma comunidade de discussões sobre os temas.

Klick Educação – Destinado a alunos, pais e professores. Com material informativo dividido por idades, é rico em discussões.

Outras dicas úteis:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: