A real luta política

neon-brainImagem: neon brain, s/a

“A real luta política não é entre a esquerda ou a direita, mas entre os radicais e os moderados, os tolerantes e os intolerantes, os dogmáticos e os independentes.

As pessoas são naturalmente plurais: todos nascem indivíduos, e só com esforço posterior abandonam a individualidade em favor de uma identidade de grupo. Por isso, naturalmente são poucos os obstáculos que impedem pessoas de ideias diversas trabalharem juntos em prol de um objetivo comum – tudo o que precisa é que elas não tenham ainda desaparecido dentro dessa identidade grupal. Com um compromisso de tolerância, as ideias individuais podem se somar e se alimentar mutuamente, e projetos comuns podem surgir – isso, DADO que o grupo plural tenha um compromisso de moderação e independência, que uns enxerguem os outros ainda como pessoas, não como elementos homogêneos de uma classe.

A presença de intolerantes, de radicais, de dogmáticos – que rejeitam essa visão individual, pois trabalham com modelos de classes homogêneas – é um veneno que contamina estes esforços comuns, primeiro aos poucos, depois desagradavelmente, depois perigosamente, depois fatalmente. Pois para o radical tudo é secundário: os objetivos são somente meios, e o meio é real objetivo. Não interessa o bem concreto, interessa quem vai fazer este bem, de que modo e a serviço de qual grupo. O bem só tem valor se puder ser apresentado como conquista de um grupo, se reforçar uma mitologia política maniqueísta.

É uma inversão. A forma toma precedência sobre a matéria, e determina sua essência. O agente determina o caráter moral da ação. As pessoas e seus rótulos passam a determinar as coisas. É um mundo sem sentido, do avesso.”

Excelente citação do Douglas Donin (clique para acessar o perfil dele no Facebook).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: