Noções básicas de filosofia: o Brasil tem boas produções

rembrandt_ofilosofo

Imagem: O filósofo – Rembrandt

Quando eu era pequena, havia duas coleções ótimas para os “primeiros passos” em temas importantes do debate filosófico contemporâneo. Eram a “Os Pensadores” e a “Primeiros passos”. Como ambas estão esgotadas, deixo aqui a dica para boas coleções há pouco lançadas – e que podem ser muito úteis para seus filhos/sobrinhos/irmãos/alunos ou mesmo pra nós, que estamos engatinhando em tantos assuntos. É claro que deixo também os links para download das coleções “Os pensadores” e “Primeiros passos”, que são excelentes.

“Filosofias: O Prazer de Pensar“: é da editora WMF Martins Fontes. De acordo com a própria editora, o foco da seleção de livros é facilitar a vida do professor – tornado-se uma ferramenta de auxílio na sala de aula e, ao mesmo tempo, uma fonte instigadora nos jovens leitores. Já esclareço que a Marilena Chauí foi bastante neutra e que a Martins Fontes só é ruim quando se trata de traduções. Esta coleção é genuinamente brasileira. Ideal para o público jovem.

“Entendendo”: trazida ao Brasil pela LeYa, ela utiliza elementos e referências Pop para introduzir temas problemáticos. Cada livro é escrito por um reconhecido especialista do assunto e ilustrado por um artista gráfico. De forma prática e com referencias de cultura pop, a coleção oferece informações tanto para leitores buscam um primeiro contato, quanto aqueles que  desejam adquirir um conhecimento conciso sobre o assunto.

No que tange às coleções antigas e fora de circulação comercial, deixo – claro! – os links para download:

Clique aqui para fazer o download da Coleção Primeiros Passos

E clique aqui para fazer o download da Coleção Os pensadores

 

Post scriptum: Não recomendo a coleção “dez lições sobre”. É mal escrita DEMAIS..

Anúncios

Um pensamento sobre “Noções básicas de filosofia: o Brasil tem boas produções

  1. Igor Nascimento junho 2, 2014 às 3:26 pm Reply

    Oi Lisiane, estou lendo um livro e lembrei de vc e seus gatos. É “Kafka a Beira-mar”, de Haruki Murakami. É sobre um jovem que foge de case para encontrar a mãe e irmã que ele nunca conheceu. Nessa jornada ele encontra um idoso que depois de um acidente adquiriu um estranho poder de falar com gatos, os diálogos do idoso com os gatos são excelentes.

    Tem outra obra de Murakami também que acho que vc vai gostar, “Minha Querida Sputinik” é sobre o relacionamento homossexual entre duas mulheres que tem vidas completamente diferentes. O livro também fala muito sobre gatos e sobre os Beatles, recomendo 😉

    Os livros dele são geralmente caros, mas aproveita que estão em promoção na Submarino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: