De que modo aprendemos mais?

Quando pequena, meus colegas e eu tínhamos a mesma mania sobre as provas escolares: repetíamos os principais trechos dos textos até decorar, fazíamos a prova e no dia seguinte já não lembrávamos de mais nada. Parei de utilizar este método na terceira ou quarta série, mas encontrei muita gente utilizando-o na Universidade. Afinal, por que ele não funciona? É mais simples do que você pensa: nossos professores foram acostumados a incentivar a leitura, mas não o “assimiliar por si próprio” do conteúdo. Acabamos passivos da informação recebida.

Para explicar isso, utilizo aqui de um esquema feito por Edgar Dale (1989), denominado “Pirâmide da aprendizagem”:

A pirâmide do aprendizado

A pirâmide do aprendizado, por Edgar Dale

Viu só? Não adianta virar traça dos livros se você não problematizar o que lê. Vai esquecer rapidinho. Chris Lema também trouxe alguns dados interessantes:

540815_473612249372168_1364439290_n

Infográfico do Mindasks

E um bom exemplo disso é como pensamos, por exemplo, as palavras:

pensando

Olhando, ouvindo, falando e pensando as palavras

E existe todo um processo que acontece com nosso cérebro quando aprendemos algo (clique para ler), que não pode ser desconsiderado. Então se você quer realmente APRENDER algo, pense muito a respeito: O que você entendeu do texto? Quais conceitos você pode utilizar? Como você relaciona estas informações com a sua realidade cotidiana? Tente esquematizar, fazer conexões com a informação.

E se você quiser saber mais sobre a mielina (citada no post que deixei o link), o LifeHacker ajuda a explicar.

Um pensamento sobre “De que modo aprendemos mais?

  1. Jorge maio 29, 2014 às 2:22 pm Reply

    Olá, Lisiane! Gosto muito do seu blog. Parabéns pelo trabalho! Eu o sigo há um bom tempo. Eu gostaria de saber se você tem referências bibliográficas desse post. Tenho estudado bastante teorias da educação e do ensino-aprendizagem, pois estou me formando como professor esse ano e gostaria de me aprofundar um pouco mais nisso. Obrigado!

Deixe um comentário

