[Vídeo] O que é, afinal, agir “como uma menina”?

Campanha da P&G lembra que essa definição não precisa ser pejorativa ou negativa

O mais recente vídeo da P&G em uma campanha para a marca de absorventes Always faz uma interessante reflexão sobre o que seria fazer coisas ‘como uma menina’.

Em uma audição, convidou garotos e garotas mais velhas a encenar situações que eram descritas assim: correr como uma menina, lutar como uma menina, jogar uma bola como uma menina. Os resultados eram caricaturas de comportamentos, que quando interpretadas por meninos ficavam ainda mais estereotipadas. Até aí, tudo ocorreu como o esperado.

Mas o legal mesmo é ver o que acontece depois, quando meninas mais novas são convidadas a interpretar as mesmas descrições de cenas. Ao mostrar o que era correr como uma menina, elas não se fizeram de rogadas e deram o melhor de si, seja correndo no lugar ou saindo pelo set de filmagem. O mesmo aconteceu com todos os outros pedidos, que foram feitos com muita garra e com vontade. Questionada sobre o que significava ‘correr como uma menina’, a garotinha de vestido rosa esclareceu: “correr o mais rápido que eu puder”.

Para a P&G, esse conceito negativo da comparação como uma menina só se torna um insulto no início da adolescência, entre os 10 e 12 anos, depois que garotas e garotos já se cansaram de ouvir que atividades que não são feitas com uma determinada ‘qualidade’ são coisa de menina.

O intuito da marca, através da campanha Always #likeagirl é mostrar que isso pode significar coisas incríveis, se deixarmos de usar essa expressão como uma forma de humilhar ou diminuir alguém.

No último trecho, a P&G incentiva os mais velhos que participaram da audição a refletirem sobre a atuação que fizeram, e pede que, dessa vez, mostrem como seria ‘rebater como uma menina’ sem pensar em estereótipos. O resultado é completamente diferente do inicial.

Uma bonita campanha de empoderamento feminino.

A criação é da Leo Burnett de Chicago, Toronto e Londres e foi publicada originalmente no Brainstorm9. Veja só:

Um pensamento sobre “[Vídeo] O que é, afinal, agir “como uma menina”?

  1. Nina Vieira, Livreira julho 1, 2014 às 6:58 am Reply

    Eu adorei essa campanha. Esse sim é o tipo de publicidade que vale a pena compartilhar. Ser mulher não deve ser considerado insulto, mas sim sinônimo de determinação suficiente e alcance de seus objetivos.
    Em tempo: já tem no Youtube a tradução desse vídeo. Está no canal NãoSouExposição.
    Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: