Ciência para crianças: é possível? É sim!

Imagem: O mundo de Beakman

Imagem: O mundo de Beakman

Sempre imaginei como ensinaria ciência, caso tivesse filhos. Aí começaram a surgir as crianças na família: primos, sobrinha, afilhados, e a minha dúvida se dissipou: é possível, sim, ensinar ciência para crianças.

No intuito de auxiliar os que buscam métodos e ferramentas para este ensino, decidi fazer esse post. Você confere aqui algumas dicas, e deve lembrar que crianças são cientistas naturais. Estimule a curiosidade.

NA TELINHA:

  • Kika e a série “De onde vem?”exemplo aqui É comum nos depararmos com os pequenos perguntando coisas como “De onde vem o arco-íris?”, “De onde vem o papel?”, “De onde eu vim?”. Esta série explica de forma simples as respostas. Você pode encontrar diversos vídeos no Youtube, ou na grade de programação da TV Escola.
  • O mundo de Beakmanexemplo aqui No programa original de Beakman, eram lidas cartas de tele-espectadores reais, dos EUA, porém com a tradução para português e exibição no Brasil foi utilizado nomes fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos. Ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como Albert Einstein, Isaac Newton, Bernoulli, Alexander Graham Bell, Charles Darwin e Benjamin Franklin.
  • Castelo Rá Tim Bumexemplo aqui Programa infantil de televisão brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura, TV Brasil e pela TV Rá-Tim-Bum. Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica, o programa estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997.
  • Moko: o jovem exploradorexemplo aqui Animação para crianças que mostra histórias vividas por um menino africano com explicações básicas sobre os fenômenos naturais. O episódio de demonstração está em espanhol, mas você encontra em português na grade da TV Escola.
  • O sistema solar para criançasexemplo aqui O sistema solar explicado de forma simples e didática. Este vídeo foi produzido de forma avulsa, não faz parte de série.
  • Sid, o cientistaexemplo aqui O curioso Sid inicia cada episódio com uma pergunta – e a responde com demonstrações junto a seus amigos. Episódios totalmente pedagógicos e informativos.
  • Pequenos cientistasexemplo aqui Os pequenos cientistas investigam as respostas para as perguntas sobre a natureza. Feito pela TV Cultura.
  • Ciência hoje das crianças aqui O canal do CH no Youtube disponibiliza diversas experiências e curiosidades para o público infantil.
  • De volta para o futuroexemplo aqui Além de divertido, sempre ensina uma experiência no final.
  • Donald no país da matemágicaexemplo aqui Embora seja pouco conhecido no Brasil, este episódio é sensacional. Donald encontra o país da matemágica, onde aprende sobre formas, obras de arte, música e atualidades, tudo sob conceitos matemáticos.

NA WEB:

  • Ciência Hoje das crianças –  o site reúne pequenos artigos, vídeos e jogos sobre os mais variados tema: de matemática à história.
  • Pulga na Idéia –Site interessante com notícias para crianças. Pena que está desatualizado.
  • Brincando com Ciência Iniciativa do Observatório Nacional, bem completo e divertido. Possui uma série de jogos e desafios sobre assuntos ligados à Astronomia, como a Terra, planetas, cometas, galáxias e etc.
  • Ciência para Crianças – A parte de curiosidades é bem interessante. Hospedado no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. também desatualizado.
  • Science News for kidsSe lê fluentemente em inglês, esta é uma ótima pedida.
  • Biokids Espaço criado especialmente para as crianças aprenderem Ciências de uma maneira descontraída, por meio de jogos e ilustrações.

Tem mais? Tem sim!

Banco Internacional de Objetos Educacionais – Este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções.

Nesse momento o Banco possui 12.139 objetos publicados, 3.072 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 1.893.343 visitas de 164 países.

TV Escola – A TV Escola é o canal da educação. É a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender. A TV Escola não é um canal de divulgação de políticas públicas da educação. Ela é uma política pública em si, com o objetivo de subsidiar a escola e não substituí-la. E em hipótese alguma, substitui também o professor. A TV Escola não vai “dar aula”, ela é uma ferramenta pedagógica disponível ao professor: seja para complementar sua própria formação, seja para ser utilizada em suas práticas de ensino. Para todos que não são professores, a TV Escola é um canal para quem se interessa e se preocupa com a  educação ou simplesmente quer aprender.

Discovery na Escola – O Discovery Channel na Escola é um projeto que participa das aulas através do sinal da TV por Assinatura, que poderá ser transmitido diretamente à escolas por cabo ou por antena parabólica, e faz parte da programação do Discovery Channel.

Instituto Ciência Hoje – O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É responsável por projetos de divulgação científica, por meio de uma série de publicações: o ICH publica a revista Ciência Hoje desde 1982, a Ciência Hoje das Crianças desde 1986 e os livros da série Ciência Hoje na Escola desde 1996. Desde 1997, o Instituto mantém também um portal de divulgação científica na internet: a Ciência Hoje On-line.

Revista Nova Escola – Site da revista Nova Escola de divulgação pedagógica da Editora Abril.

National Geographic Channel – Site do canal por assinatura, National Geograpic, rico em vídeos e imagens da natureza, da ciência e do mundo. Site importante para pesquisa de imagem e documentários.

BBC Brasil – Ciência e Saúde – Seção de Ciência e Saúde do Site da BBC Brasil. Boa fonte de notícias científicas para a produção de podcast e busca de vídeos com inovações do mundo da ciência e da tecnologia.

Domínio Público – O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Wiki Aves – Site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de fotos, sons, textos, identificação de espécies, comunicação entre observadores, entre outras.

Vídeos para o Ensino da Física e da Química – Blog português que apresenta uma grande quantidade de vídeos educativos recolhidos sobre temas de física, química de modo a promover a alfabetização científica.

Issuu – Tenha a disposição um mundo de publicações de pessoas e editores. Revistas, livros, trabalhos acadêmicos, artigos, enfim, um grande acervo colaborativo em todas as áreas do conhecimento.

Filmes para ciências – Lá poderá encontrar filmes com temáticas nas ciências. Em decorrência da vastidão de filmes que podem ser aplicados para o ensino de ciências, esse site estará em constante atualização. Assim, na seção “Comentários” o visitante pode contribuir com sua sugestão de filmes para que possamos adicionar ao site.

PontoCiência – O site mistura experiências, projetos e informações educativas. É fácil de acessar, e conta com uma comunidade de discussões sobre os temas.

Klick Educação – Destinado a alunos, pais e professores. Com material informativo dividido por idades, é rico em discussões.

Outras dicas úteis:

Tem mais alguma dica? Envie por comentário que logo ela será colocada aqui!😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: