As cinco maiores contribuições de Carl Sagan para a Ciência e Tecnologia

Imagem: s/n

Imagem: s/n

Se você não conhece Carl Sagan, tem que conhecê-lo. Motivos? Elencamos aqui cinco das maiores contribuições de Sagan para a ciência.

  1.  Cosmos, uma viagem pessoal. Uma série que deveria ser de visualização compulsória para todo mundo. Com seu carisma inigualável fez com que muitos se apaixonassem pelo espantoso universo e que ademais entendessem que sim é possível explicar conceitos muito complexos de forma amena e nem por isso menos rigorosa. Esperamos ansiosos a estreia da sequência de Cosmos, que deve ser apresentada por Neil deGrasse Tyson, no início do próximo ano.

  2.  A exploração espacial, pois Sagan trabalhou em numerosas missões como Mariner 9, Viking 1, Viking 2, Pioneer 10 e 11, e as Voyager 1 e 2. Também foi o primeiro a sugerir que Vênus não tinha um clima tropical ameno semelhante ao da Terra, como a maioria dos cientistas acreditava, e, junto com seu antigo aluno James Pollack, sugeriu que as mudanças de cor que observávamos em Marte eram devidas as tempestades de poeira.
  3.  Sagan se posicionou firmemente contra pseudociências e imbecilidades tais quais astrologia e homeopatia. Na verdade, durante toda a vida ele foi um grande defensor do ceticismo e do uso do método científico, o que acabou irritando muitos “filósofos ocasionais” que o classificavam como cientificista.
  4.  O compromisso político à hora de ser um dos primeiros em crer no aquecimento global e em expressar estas ideias; também se opôs à Iniciativa Estratégica de Defesa, mais conhecida como a “guerra nas estrelas”, de Ronald Reagan.
  5.  Seus livros, que estendem a tarefa que fez com Cosmos; e não há que esquecer Contato.

Créditos ao LuisaoCS, do Negócio Digital.

3 pensamentos sobre “As cinco maiores contribuições de Carl Sagan para a Ciência e Tecnologia

  1. Adonis novembro 24, 2014 às 9:20 pm Reply

    Ainda preciso ver essa série. Pudesse eu parar o tempo, estudaria tantas coisas…

  2. Anderson outubro 19, 2015 às 8:28 pm Reply

    Faltou os estudos sobre o inverno nuclear, e a sua militância contra a guerra nuclear.

  3. Jose' Ricardo fevereiro 2, 2016 às 6:34 pm Reply

    Carl Sagan eh um monstro. Eu fiz Fisica porque, felizmente, passava Cosmos no horario do almoco nos domingos, e a familia reunida via a serie junta (sem muito interesse). E os meus olhinhos brilhavam, esperando o proximo domingo para ver a continuacao da serie. Inimaginavel para os dias de hoje, pois a serie nao tem morte, falcatrua e nem sexo (quase) explicito.Ele ja se foi ha quase 20 anos, e continua influenciando as pessoas. Parabens Carl. E Parabens Lisi, por lembrar-nos.disso. Abracao.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: