Materiais das aulas de Carl Sagan disponíveis online

tumblr_mofu9h5Fyo1qj4b9to1_500

Imagem: Carl Sagan

Por Rafael Rodrigues, diretamente do ASTROPT

Para quem acessa o blog, regularmente pelo menos, Carl Sagan dispensa apresentações. O principal nome ligado à educação científica e ao combate às pseudociências, ele também foi professor durante mais de 30 anos, primeiro em Harvard e depois em Cornell, tendo sido mentor de diversos cientistas – e também de não cientistas.

Agora, materiais de dois de seus cursos foram digitalizados e estão disponíveis online como parte da coleção online Finding Our Place in the Cosmos, da Biblioteca do Congresso (americano). Os itens do primeiro curso de ciência planetária nos dão uma noção do rigor deste campo de pesquisa; já os itens do segundo, um curso de raciocínio científico, ilustram como a paixão de Sagan pela comunicação científica e argumentação são traduzidas na sala de aula.

Planetary Science Course (1965): Ciência planetária é um campo interdisciplinar de pesquisa focado no estudo dos planetas no nosso sistema solar e além. Entre os materiais, há as notas das aulas e os exercícios e testes que Sagan passava para os alunos.

Confira as notas e os materiais (em inglês).

Critical Thinking in Science and Non-Science Context (1986): Com notas escritas à mão, provavelmente para a primeira sessão do curso, inclui menções ao importante balanço entre ter mente aberta a novas ideias e engajamento cético com estas ideias na ciência. Este ponto impulsiona muito do trabalho de Carl Sagan como educador e comunicador científico. Em antecipação ao curso, Sagan também fez diversas anotações para explicar sobre o “design” do curso e demonstram como ele queria usar a experiência do dia a dia dos estudantes, com coisas como televisão, para levá-los a pensar mais ceticamente a respeito de como as alegações são feitas e garantidas no dia a dia.

Confira as anotações das aulas e as anotações pré-curso.

3 pensamentos sobre “Materiais das aulas de Carl Sagan disponíveis online

  1. Jeferson Stefanelli maio 28, 2015 às 12:43 pm Reply

    Posso copiar a matéria e postar no Universo Genial? Lógico que colocarei seu site como fonte.

    • Lisiane Pohlmann maio 28, 2015 às 4:13 pm Reply

      Oi, Jeferson. Claro que pode, conhecimento é pra ser compartilhado.😀

  2. Fernando Vasco maio 30, 2015 às 3:51 am Reply

    Maravilhosa sua iniciativa de disponibilizar conhecimento. Muito raro achar tantos tesouros reunidos por uma só pessoa. Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: