Como saber qual a minha posição ideológica?

Imagem: Diagrama de Nolan

Imagem: Diagrama de Nolan

É comum que a gente se questione, diante da dicotomia esquerda x direita, em qual posição nós estamos. O discurso ideológico não é tão polarizado assim, e entre esquerda e direita existe muitas ideologias. Então aqui vai a dica: fazer o teste do Diagrama de Nolan.

O Diagrama de Nolan ou Gráfico de Nolan é um diagrama político criado pelo psicólogo Bob Altemeyer, sob influência das ideias do sociólogo Theodor Adorno e popularizado pelo libertário norte-americano David Nolan.

Ele o criou para ilustrar a alegação de que o libertarianismo defende tanto as liberdades econômicas quanto as liberdades individuais, num contraste visual tanto com a esquerda quanto com a direita. De acordo com Nolan, a esquerda defende apenas as liberdades individuais, enquanto a direita conservadora defende apenas as liberdades econômicas.

Diferentemente da separação tradicional esquerda/direita e outras taxonomias políticas, o Diagrama de Nolan na sua forma original tem duas dimensões, com um eixo X horizontal chamado de “liberdade econômica” e um eixo Y vertical chamado “liberdade individual”. Ele lembra um quadrado dividido em quatro quadrantes, com cada amostra da população atribuída a um dos quadrantes. Algumas versões apresentam um quinto quadrante central, em forma de losango, para indicar uma posição centrista.

O teste é fácil de fazer: basta você responder a algumas perguntas com sinceridade.

Clique aqui para fazer o teste em português (compacto) e clique aqui para fazer o teste em espanhol (original).

2 ideias sobre “Como saber qual a minha posição ideológica?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s