Uma animação que deixa as ideias de Stephen Hawking mais fáceis de entender

Stephen Hawking: cosmólogo, físico teórico, e um cara inteligente. Mas boa parte de suas ideias não é fácil de se entender, especialmente para quem tem cérebros menos capazes.

Esta animação, feita pelo Guardian como parte da série “Made Simple”, explica as noções básicas de algumas das ideias de Hawking sobre buracos negros, singularidade, radiação Hawking e mais.

Comecemos pelo buraco negro, um objeto com gravidade tão forte que nada pode escapar dele, nem mesmo a luz. Se o buraco negro engole tudo o que vê pela frente, o que há no centro dele?

Hawking responde: lá dentro, você encontra a singularidade. O que é isso? Bem, como tanta matéria é espremida em tão pouco espaço, a força da gravidade se torna infinita. Por isso, tudo é esmagado em um ponto de densidade infinita. Esse ponto é a singularidade.

Já sabemos o que há dentro de um buraco negro. Agora vamos descobrir o que há em seu redor: o que acontece nas bordas de um buraco negro?

Para entender isso, é preciso entender que o vácuo não é vazio: segundo a teoria quântica, nele surgem pares de partícula e antipartícula que então desaparecem do nada.

Isso também acontece ao redor do buraco negro: surgem pares de matéria e antimatéria. Mas, como ele possui uma gravidade extremamente forte, ele puxa a antipartícula para dentro de si. Enquanto isso, as partículas conseguem escapar – e são chamadas de radiação Hawking.

As antipartículas que entram têm energia negativa, e por isso fazem o buraco negro perder massa. Por isso, aos poucos, ele encolhe e depois desaparece. Mas, em seus momentos finais, o buraco negro cria uma grande explosão – um “big bang” – com a energia de um milhão de bombas nucleares.

OK, mas como isso deixou Stephen Hawking tão famoso? Ora, ele mostrou que, em certo ponto, tudo em nosso universo estava espremido em uma singularidade. Ela explodiu no Big Bang, formando galáxias, estrelas, planetas e você.

Depois desse vídeo, você conseguiu ficar um pouco mais inteligente? [YouTube via Brain Pickings]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: